Setembro é o mês destinado à conscientização da Alopecia Areata, doença conhecida por gerar queda de tufos do cabelo, podendo atingir também barbas, sobrancelhas e outra partes pilosas do corpo.
Para explicar mais sobre esta doença, o consultamedicaon.com.br entrevistou o médico dermatologista, pós-graduado em doenças do cabelo e couro cabeludo e titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Baltazar Sanabria.
De acordo com ele o organismo dos pacientes acometidos por essa doença auto-imune passa a produzir anticorpos que atacam os folículos pilosos causando queda de formas arredondadas no couro cabeludo.
Sanabria esclarece que apesar de ser mais comum em pacientes com menos de 30 anos, a Alopecia Areata pode atingir homens e mulheres de todas as idades e tem como causa fatores genéticos, associados a gatilhos diversos como: estresse, infecções, medicamentos, vacinação, além da possibilidade de estar relacionado com outras doenças auto-imunes como: Diabetes tipo 1, Tireoidite Hashimoto e vitiligo.
A doença tem cura e o tratamento muda de acordo com a forma adquirida, por isso, um médico dermatologista deve ser procurado.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/Abaetê Comunicação
Publicado 25 de Setembro, 2017