Dermatualizando - Fórum de atualização debate manifestações das arboviroses e repelentes
Na noite da última terça-feira, 17 de julho, dermatologistas e residentes participaram da primeira edição do Fórum de atualização "Dermatualizando", o mais novo projeto de atualização dermatológica em Campo Grande.
O encontro tem como objetivo evidenciar a intercessão da dermatologia com multiplas especialidades médicas e nesta primeira edição, o evento teve como tema: As Manifestações Dermatológicas das Arbovirores (doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).
E para esclarecer o assunto foi convidada para falar sobre "Manifestações Cutâneas da Dengue e Zica", a médica residente Andressa Seron. O tema: “Manifestações Cutâneas da Chicungunha e Quadros Atípicos foi explanado pela médica Bibiana Callegaro. E finalizando esta etapa do ciclo de palestras a pediatra Ana Lucia Lírio abordou "Diagnóstico e Tratamento das Manifestações Dermatológicas das Arboviroses".
Na sequência plestra sobre “Repelentes”, foi explanada pela médica residente Amanda Rodrigues e para finalizar o Fórum a médica Ana Maria Mello explicou sobre “Vacina contra a Dengue”.
O projeto coordenado pela dermatologista Heloide Marcelino, contou com a expertise das dermatologistas Caroline Vicari e Maria das Graças Spengler, sendo organizado pelas residentes do Serviço de Dermatologia Dr. Gunter Hans do Hospital Universitario Maria Aparecida Pedrossian: Bibiana Callegaro, Andressa Seron e Amanda Rodrigues. O contou tambem com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul e da Liga Acadêmica de Dermatologia da Uniderp e Unimed Campo Grande.
De acordo com Heloide Marcelino, o evento foi motivado pelo amor à medicina: "Nosso objetivo é aproximar as especialidades, trocar experiências. Temos muitos médicos bons em nosso estado e precisamos valorizar o conhecimento deles. A dermatologia é tão vasta que acaba se mesclando a outras especialidades".
Heloide ressaltou ainda que o evento terá continuidade, sendo que a segunda edição está programada para setembro e abordará o tema "Lúpus e Dermatologia".
O Fórum tambem arrecardou alimentos não perecíveis para serem doados à Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS).
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado
19 de Julho, 2019