Dando início ao Dezembro Laranja, dermatologistas de todo Brasil se uniram em prol da prevenção e combate ao câncer de pele. Campo Grande contou com dois pontos de assistência: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Hospital Adventista do Pênfigo, onde 734 pessoas foram atendidas e 271 procedimentos foram realizados, entre biopsias, crio cirurgias e pequenas cirurgias.
Lidiane de Oliveira Costa Nanni, coordenadora da campanha em Mato Grosso do Sul ressalta que o mutirão foi extremamente proveitoso: "Notamos que a cada ano a população tem se conscientizado sobre necessidade de buscar o atendimento especializado, com isso, tivemos uma otima adesão e diagnosticamos muitos casos graves, pessoas que realmente precisam desse atendimento. Foi uma ação extremamente resolutiva com muitas lesões diagnosticadas e já tratadas".
Lidiane lembra ainda que o mutirão marca o inicio do Dezembro Laranja, mas a batalha contra o câncer de pele deve ser diária e em todas as estações do ano: "o Câncer de pele é o tipo de tumor maligno mais incidente no Brasil, sendo diagnosticados aproximadamente 180 mil novos casos a cada ano. Estamos falando de uma enfermidade que pode levar a morte, mas também tem boas chances de cura se diagnosticados e tratados preconcemente".
Antonio Bezzera do Nascimento, 76 anos explica que soube da campanha pela televisão e buscou o atendimento dermatológico: "Em 2005 tratei de um câncer de pele nos lábios, fiz o acompanhamento por alguns anos, porém já tinha três anos que não passava pelo médico. Hoje vim aqui e fui encaminhado para biopsia, fui muito bem atendido, essa campanha é uma benção em nossas vidas".
O senhor Manoel Muusolin de 79 anos, também aproveitou a campanha para tratar de algumas lesões: "Já estive em campanhas anteriores, gostei da atenção e cuidado que tiveram comigo, este ano voltei para fazer uma cirurgia e já estou saindo daqui com o retorno agendado para continuar o tratamento".
Ariadne Carvalho - Consulta Médica ON/ Abaetê Comunicação
Publicado 09 de Dezembro, 2019