Hanseniase ganha destaque durante forum dermatológico
O Fórum Dermatualizando tem como objetivo a troca de conhecimento médico entre a Dermatologia e demais especialidades. Sua 3º Edição foi realizada na noite desta quarta-feira(27) e unificou o aprendizado dermatologico e neurológico em torno da Hanseniase, uma doença cronica, infectocontagiosa e edemica no Brasil.
Heloíde Marcelino, dermatologista e coordenadora do evento explica que o encontro entre as especialidades permite que temas importantes sejam debatidos: "Esta troca de experiencias torna se fundamental fazendo com que todos ganhem, os especialistas aprimoram seus conhecimento e os pacientes podem receber diagnosticos ainda mais precisos".
A escolha do tema foi explicada pela dermatologista e organizadora do fórum, Carolina Vicari: "o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos de Hanseniase, mesmo assim, é uma doença ainda negligenciada. Precisamos debate-la, divulgar o maior numero de informações sobre ela, buscar constante atualização e passar os principios para os academicos".
O evento contou com a participação das residentes de dermatologia do Serviço Gunter Hans: Amanda Rodrigues, Bibiana Shelby Wilde Callegaro e Andressa Fernandes Seron que abordaram os temas: "Manifestações dermatológicas da hanseníase", "Diagnóstico" e "Reações e tratamento", além dos neurologistas Nilson Moro que palestrou sobre "Anatomia do sistema nervoso periférico, manifestações neurológicas e exame neurológico voltado a MH" e Larissa Yanaze responsavel por falar sobre "Eletroneuromiografia na MH e principais diagnósticos diferencias das neuropatias ".
Nilson Moro destacou a importancia de fóruns como esse: " A Hanseniase é uma enfermidade que afeta tanto a parte neural quanto a dermatologica, percebo que muitas vezes o dermatologista tem dificuldade de avaliar a parte neurologica assim como temos dificuldade em identificar as lesões dermatologicas, sendo assim a integração das especialidades medicas é essencial, principalmente entre "neuro" e "dermato" que estão intimamente ligadas desde o início da formação".
Para Larissa Yanaze, o contato entre as especialidades agregam valor ao diagnostico do paciente e declarou: "Precisamos falar sobre a Hanseniase que é uma doença tratavel, com possibilidades de cura, e que em muitos casos a desinformação faz com que o paciente chegue com sequelas que poderiam ser evitadas com um diagnostico precoce".
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado
28 de Novembro, 2019