O dia 06 de junho foi instituto dia nacional da luta contra a queimadura por meio da lei Nº 12.026, de 9 DE setembro de 2009.
A chegada das festas juninas e também as férias escolares fazem com os meses de junho e julho apresentem alta incidência de queimaduras, por isso a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS) aproveita a data para explicar o que fazer em caso de acidentes.
O diretor de comunicação e dermatologista da SBD/MS, Alexandre Moretti, declara que fogueiras de São João, fogos de artifícios, bife na chapa, crianças próximas ao fogão, produtos químicos e eletricidade são causas muito comum de acidentes e ressalta que não se deve tomar certas medidas no cuidado com o ferimento:
"independente do grau da lesão, não é recomendado passar creme dental, babosa, pó de cafe, gelo ou qualquer outra receita caseira, o ideal é que se busque ajuda medica o mais breve possível". afirma, Moretti.
Existem vários graus de queimaduras e cada há uma maneira correta de fazer os primeiros socorros:
Queimadura de 1º grau
Acomete a cama superficial da pele causando vermelhidão e dor. Neste caso, a primeira providencia a ser tomada é lavar com agua corrente, fazer compressas frias e usar vaselina liquida para manter a pele hidratada.
Queimadura de 2º grau
Causam vesiculas e bolhas que não devem ser estouradas. O tratamento é feito com cremes antibioticos, anestesicos e antiinflamatorios orientado pelo medico.
Queimadura de 3º Grau
Lesionam todas as camadas da pele, afetando inclusive nervos e musculos da região, são indolores e normalmente há a necessidade de internação.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado 06 de Junho, 2019