Prevenção ao câncer de pele será foco de Campanha em Mato Grosso do Sul
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja, um mutirão nacional que reúne voluntários para diagnosticar e tratar o câncer de pele.
Em Mato Grosso do Sul o atendimento será em Campo Grande e Três Lagoas. Na Capital, mais de 30 dermatologistas, residentes e equipe de enfermagem já confirmaram presença para a ação de 2019 que ocorrerá das 09 às 15 horas do próximo sábado (7) em dois locais: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU) e Hospital Adventista do Pênfigo.
Lidiane de Oliveira Costa Nanni, coordenadora do evento explica que o câncer de pele tem índices alarmantes no Brasil: "Apesar de ser conhecido como um câncer de baixa letalidade, o carcinoma provoca em média 1.900 óbitos por ano e o melanoma aproximadamente 1.700. Sabemos que é possível reduzir estas mortes e vamos conseguir por meio da conscientização e diagnostico precoce".
Lidiane explica ainda que o mutirão contempla todas as etapas do tratamento que vai desde a orientação até pequenas cirurgias e acompanhamento posterior, frisando que a população não deve perder essa oportunidade: "Para participar é muito fácil, basta ir em um dos pontos de atendimento portanto documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado
05 de Dezembro, 2019