SBD/MS alerta para os perigos da escova progressiva
Com a promessa de um liso perfeito, a escova progressiva vem fazendo a cabeça das brasileiras há mais de uma década. Apesar de ser algo corriqueiro, o procedimento pode trazer vários riscos a saúde, incluindo morte por anafilaxia (reação alérgica grave).
Alguns salões de beleza anunciam a técnica sem o uso de formol, alegando que seria mais segura, no entanto o dermatologista e coordenador de comunicação da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, afirma que não existe progressiva sem riscos.
"Quando aquecidos os componentes químicos se transformam em produtos altamente perigosos, podendo causar diversos danos como: quedas no cabelo, vermelhidão, dor, queimaduras, irritação e sensibilização no trato respiratório, olhos e pele, tosse, edema pulmonar, pneumonia, câncer e edema de glote". Explicou Moretti e ressaltou: "entendo que o desejo de ter o cabelo liso, brilhoso e sem frizz é tentador, mas é necessário frizar que essa técnica deixa o cabelo lindo por fora e danificado por dentro".
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado
27 de Maio, 2019