No próximo sábado, 01 de dezembro, dermatologistas de todo Brasil se unirão em prol da prevenção e combate ao câncer de pele. Em Mato Grosso do Sul, o atendimento será das 09 às 15 horas, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Hospital Adventista do Pênfigo.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, este mutirão acontece anualmente e oferece orientação, consultas e cirurgias. “Boa parte dos pacientes diagnosticados com câncer de pele conseguirão fazer o tratamento na hora, inclusive pequenas cirurgias, já os casos mais graves serão encaminhados para tratamento”. Moretti ressalta ainda que pacientes com outras doenças dermatológicas serão aconselhados a buscar as unidades básicas de saúde.
A dermatologista e coordenadora do evento, Thaísa Saddi Tannous Silvino, explica que no Brasil o câncer de pele responde por 33% dos diagnósticos de tumores malignos, “O câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil e no mundo e o diagnóstico precoce é de extrema importância. Nesta campanha temos a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo, disponíveis sem nenhum custo para a população”.
Para participar da campanha basta ir a um dos pontos de atendimento portando documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os principais sintomas do câncer de pele são: lesão assimétrica, com bordas irregulares, de sangramento fácil e difícil cicatrização. As manchas podem ser ásperas ou brilharem como pérola, e sua coloração tende a ser escura ou de múltiplas cores.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado 26 de Novembro, 2018