A Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional de Mato Grosso do Sul, realizou na última sexta (07.07) a primeira etapa da II Reunião Ordinária sobre cabelos e unhas, dividida em dois dias para a realização de cursos práticos e teóricos. Essa etapa teve a realização de cursos práticos que aconteceram no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Quatro oficinas foram ministradas aos dermatologistas participantes: Biópsia ungueal, leito e matriz ungueal com a Dra. Tatiana Gabbi; Cirurgia de unha encravada e paroníquia crônica com o Dr. Nilton Gioia di Chiacchio; Microagulhamento na Dermatologia com a Dra. Maria Isabel Takemoto; Tricoscopia - Como fazer e documentar e avaliar com o Dr. Leonardo Spagnol Abraham e o Dr. Rodrigo Pirmez.
A dermatologista Dra. Tatiana Gabbi, membro da SBD e médica do laboratório de unhas do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), avaliou pacientes com casos de doenças ungueais e considerou positiva a oficina, e o curso muito produtivo. Ela também participou das cirurgias de unha encravada realizadas pelo Dr. Nilton Gioia di Chiacchio, que é médico assistente da clínica de dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e médico voluntário da Faculdade de Medicina do ABC, além de especialista em doença e cirurgia de unha e cirurgia micrográfica de MOHS. "O intuito da minha oficina foi mostrar na prática a abordagem cirúrgica das onicocriptoses de maneira fácil e didática, tentando abranger os diferentes tipos de unhas encravadas e suas respectivas técnicas cirúrgicas para o trato das mesmas", afirmou Chiacchio.
Microagulhamento na Dermatologia e o uso de Led foram abordados no curso da Dra. Maria Isabel Takemoto, membro da SBD e preceptora de residência de dermatologia da FMABC – Setor Cosmiatria/Ambulatório de Cosmiatria Hebiátrica, onde foram destacadas as possibilidades de tratamento no consultório. "No curso destaquei os tratamentos para acne, rejuvenescimento, melasma e outros. Mostrei a técnica do microagulhamento mais led e toda a aplicabilidade em diversos diagnósticos", afirmou a médica.
O exame de Tricoscopia foi o destaque da últimas oficina ministrada pelos médicos Dr. Leonardo Spagnol Abraham, Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do ambulatório de alopécias do Hospital Regional da Asa Norte Brasília (DF), e o Dr. Rodrigo Pirmez, dermatologista preceptor do laboratório de alopécias da Santa Casa do Rio de Janeiro e coordenador do departamento de cabelos da SBD no Rio de Janeiro. Os médicos explicaram que a técnica é utilizada para o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças, principalmente do couro cabeludo, com mais precisão, foram demonstrados aos participantes do curso vários equipamentos, como lupas dermatológicas de alta potência, para avaliações até mesmo do câncer de pele.
O evento teve continuação no sábado (08.07), no auditório da Unimed em Campo Grande, com a realização de cursos teóricos.
Geane Fernandes - Consulta Médica On/Abaetê Comunicação
Publicado 10 de Julho, 2017