O carnaval está chegando e os foliões já estão pensando nos preparativos. E para que você possa curtir a festa com segurança o consultamédicaon.com.br junto com o presidente da Sociedade de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, traz algumas dicas:
Preparação da Pele:
Sem dúvida o primeiro passo é garantir que a pele esteja preparada, por isso, use e abuse do filtro solar, lembrando-se de reaplicá-lo de duas em duas horas.
Antes de começar a se maquiar procure limpar a pele com solução micelar, minimizando assim a desidratação. Caso queira evitar a oleosidade excessiva opte por protetores de toque seco e para que a maquiagem fixe melhor aplique um primer (cosmético que uniformiza a textura da pele, controla o brilho e ajuda a fixar a maquiagem).
Cuidados com o rosto. Brilhe sem riscos!
Purpurina, Lantejoulas e glitters são acessórios muito utilizados para dar um charme especial na produção, porém alguns cuidados devem ser tomados: evite aplicar em áreas muito próximas aos olhos pois podem causar pequenas lesões na córnea e conjuntivite, além disso procure produtos especializados para a pele diminuindo assim o risco de alergias.
Cílios postiços também estão entre os queridinhos para dar um olhar ainda mais fatal. No entanto, é preciso um cuidado todo especial na sua remoção. Não use força para retirar, pois pode acabar arrancando os cílios naturais, causando falhas. O ideal é usar um demaquilante bifásico (mistura de óleo com shampoo neutro para bebê).
Para os lábios a orientação é usar batom com protetor solar.
Cabelos
Para aqueles que gostam de blocos ao ar livre é recomendado atentar-se há exposição aos raios solares ultravioletas que por sua vez tentem a danificar a estrutura superficial do cabelo, fazendo que fique sem brilho e ressecado. Neste caso, a orientação é o uso de bonés, chapéus ou produtos capilares com filtro solar.
Já em relação às tinturas deve-se evitar produtos com amônia e água oxigenada, optando por colorações que não alteram a tintura dos fios e que duram de 1 a 3 lavagens.
Pés
A intensidade da festa pode causar bolhas nas solas dos pés, por isso, procure calçados confortáveis para curtir a folia e caso isso aconteça estas não devem ser rompidas. Para aliviar os pés use pomadas de cânfora ou mentol.
Cuidados adicionais
O presidente da SBD/MS, Alexandre Moretti ressalta ainda que a hidratação oral é fundamental, pois protege tanto o corpo quanto a pele. “Beba muito líquido, cuide-se e evite desidratação, tenham cuidado com as frutas cítricas aliada a exposição solar para não manchar a pele e prefira roupas leves, claras e de algodão, evitando assim doenças dermatológicas como a brotoeja. Em caso de qualquer alteração busque ajuda de um dermatologista”.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado 05 de Fevereiro, 2018