O Dia 28 é de fevereiro é conhecido no Brasil por ser o dia nacional da ressaca (alerta do organismo quando o corpo está intoxicado pelo álcool). Além dessa reação o excesso de bebida alcoólica pode provocar diversas doenças, entre elas a Pelagra.
Para alertar a população sobre os riscos desta doença, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, concedeu entrevista ao consultamedicaon.com.br .
A pelagra é uma doença caracterizada por ocasionar dermatites, diarreia e distúrbios psíquicos (demência). Geralmente acomete pacientes com histórico de alcoolismo crônico e intenso, e é causada pela deficiência da niacidamida (vitamina B3).
Moretti explica que as lesões cutâneas normalmente aparecem em áreas de grande exposição, nos dois lados do corpo e se assemelham com queimaduras solares , causando dor, coceira, vermelhidão e bolhas. E ressalta “as lesões dermatológicas podem ser tratadas com reposição nutricional, repouso, aliado ao soro e afastamento do álcool, já os danos neurológicos muitas vezes são irreversíveis”.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado 28 de Fevereiro, 2018