Promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 1999, o Dia C de Combate ao Cancêr de Pele visa o diagnosticar e tratar esse tipo de câncer que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Cancêr (INCA), atinge em média 135 mil pessoas todos os anos. A Campanha é realizada em parceria com as regionais de todo o país.
Este ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS) ofereceu o atendimento durante todo o fim de semana, diagnosticando assim diversas lesões cancerígenas que foram tratadas na hora e os casos mais graves encaminhados para acompanhamento.
Segundo a coordenadora da Campanha, Melina Quintella, este ano a participação popular foi menor se comparada à anos anteriores, no entanto a quantidade de casos constatados foi maior. “No domingo diagnosticamos um paciente com melanoma que é um câncer raro e agressivo, salvamos a vida desse paciente, pois o câncer de pele se não for tratado pode ser fatal. Em contra partida se for diagnosticado e tratado precocemente tem 100% de chance de cura”, afirmou Melina.
Durante os dois dias de evento foram atendidos 685 pacientes e realizadas 220 crio-cirurgias, 60 cirurgias e 93 biopsias.
Miguel Persi, 63 anos, passou pelo atendimento no domingo e declarou ter ficado bem satisfeito com a campanha “Fiquei sabendo pela TV e vim aqui para olhar uma única mancha que tenho há aproximadamente 2 anos, os médicos diagnosticaram diversas lesões que precisavam ser tratadas e todo o procedimento foi feito na hora”.
O representante do laboratório La Roche Posay, Alexandre Gonçalves, apoiador da ação afirmou que a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de pele. “Houve uma iniciativa por parte da La Roche-Posay, em parceria com a SBD, de criar o Tour de Combate ao Câncer de Pele, para levar o benefício da informação e realizar diagnóstico na pele de um maior número de pacientes".
A Ação ocorreu neste fim de semana, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, localizado Av. Senador Filinto Müller, 1 - Universidade Federal e teve como apoiadores o Hospital do Cancer, Vichy, Epsisol, Sundown, ADCOS Cosméticos e Sunmax, além da parceria dos dermatologistas, enfermeiros, oncologistas, cirurgiões plásticos e acadêmicos de medicina que foram voluntários.
Ariadne Carvalho - Abaetê Comunicação
Publicado 27 de Novembro, 2016