6733000000

NOTÍCIAS

Tem alguma ferida que não cicatriza? Pode ser câncer de pele

O Carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais comum de tumor cutâneo, respondendo por aproximadamente 20% dos casos registrados e se não for tratado tem potencial para desenvolver metástase, ou seja, migrar para outros locais de corpo por meio das vias sanguíneas ou linfáticas.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti, a principal característica deste tipo de câncer é aparência de carne crua: “Os sintomas mais comuns são a coloração avermelhada, crescimento rápido, aspecto endurecido com descamação, crostas e secreções. Em resumo é uma ferida que não cicatriza”.

Moretti explica ao consultamedicaon.com.br que o tratamento depende do grau de agressividade do tumor, sendo mais comum a cirurgia.

Para diagnosticar, tratar e conscientizar a população sobre esse e outros tipos de tumores cutâneos a SBD realiza todos os anos a Campanha de Combate ao Câncer de Pele. Em 2017 o multirão será no dia 02 de dezembro das 09h às 15h, no Serviço de Dermatologia Gunter Huns, localizado no Hospital Universitário (HU), localizado na Av. Sen. Filinto Müller, 355 - Vila Ipiranga em Campo Grande/MS.

De acordo com a dermatologista e coordenadora do evento, Heloide Marcelino, vários profissionais irão atender a população de forma voluntaria e gratuita. “Ano passado a SBD/MS realizou mais de mil atendimentos e acreditamos que em 2017 vamos fazer a diferença na vida de muitos pacientes que serão diagnosticados e tratados de forma precoce”.

Para participar basta levar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do SUS.

 

Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação


Publicado 28 de Novembro, 2017