Lúpus é uma doença autoimune e crônica, ou seja, o corpo passa a produzir anticorpos que atacam as células sadias de qualquer parte do nosso organismo, fazendo com que o órgão atingido diminua sua funcionalidade. Esta enfermidade pode acometer cérebro, coração, olhos, rins, articulações e pele.
Neste dia 10 de maio onde se celebra internacionalmente o dia de atenção à pessoa com Lúpus o consultamedicaon.com.br e a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS) decidiram abordar o tema e ajudar a conscientizar a população.
A principio é importante frisar que o Lúpus não tem causa conhecida, nem cura, porém tem tratamento e é fundamental que se busque ajuda médica especializada para melhorar a qualidade de vida do portador da doença.
Cientificamente há três classificações de Lúpus e são elas:
• Lúpus Eritematoso Sistêmico: Quando a doença causa inflamações em vários órgãos, sendo os principais: coração, rins e pulmões.
• Lúpus Discóide e subagudo: Quando a enfermidade atinge apenas a pele, porém neste caso há a possiblidade de evolução para o Lúpus Eritematoso Sistêmico.
• Lúpus induzido por medicamentos: Quando acontece uma inflamação temporária na pele devido ao uso de determinados fármacos.
O presidente da SBD/MS, Alexandre Moretti, explica que esta é uma enfermidade mais frequente em mulheres. Já os sintomas podem variar, mas na maioria dos casos incluem fadiga, febre acima de 38º C, dores e inchaço nas articulações e manchas vermelhas e ou/feridas na pele, dedos azulados ou brancos quando exposto ao frio, sensação de falta de ar, dores de cabeça e perda de memória.
“O Lúpus tem características de imprevisibilidade, os sintomas variam de acordo com cada paciente e dependendo do órgão afetado, além disso, podem surgir gradativamente ou de repente, e ainda há períodos de melhora e episódios de crise, por isso, aconselhamos que o paciente faça acompanhamento periódico com o especialista, garantindo assim, um tratamento adequado”. Enfocou Moretti.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado 10 de Maio, 2018