Caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas, ásperas e com leve descamação, a Pitiríase Alba é uma dermatose muito comum no inverno, isso porque sua principal causa é o ressecamento cutâneo, no entanto também pode ser manifestações de outras doenças como: dermatose seborreica, dermatose atópica, eczemas e ceratose pilar, por isso, o consultamedicaon.com.br lembra que um dermatologista deve ser consultado.
A Pitiríase alba também é popularmente conhecida como “manchas de verme”, porém o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Alexandre Moretti explica que não há nenhuma relação. “É importante esclarecer que não existe “manchas de verme”, isso é um mito. A Pitiríase Alba nada mais é que a hipopigmentação devido ao ressecamento e atinge principalmente áreas expostas como face e braços”.
De acordo com Moretti, os tratamentos usados são: hidratação, foto proteção, e em caso específicos o uso de corticoides de média a baixa potência e imunomoduladores tópicos. Já em relação as medidas preventivas, o dermatologista, orienta banhos rápidos, com temperatura do morno para o frio, sem friccionar a bucha no corpo e hidratar bem a pele.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/Abaetê Comunicação
Publicado 13 de Julho, 2018