67 3211-7290

NOTÍCIAS

SPMS une Psicanalise, Filosofia e Direito em debate sobre violência da Mulher

Nesta terça feira (01), foi exibido por meio da plataforma zoom, o quinto episódio do I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise, intitulado Feminino na atualidade. Promovido pela Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS) e apresentado em formato de seriado online, o evento vem abordando semanalmente diversos aspectos do universo feminino.

O Encontro contou com a participação da Juíza de Direito titular da primeira vara da violência doméstica e familiar contra mulher, Helena Alice Machado Coelho; do filósofo, pós doutor em estudos culturais e docente na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Josemar de Campos Maciel e das psicanalistas da SPMS,  Maria Fernanda Marques Soares, Luziclaire Sanchez Colnaghi da Silva  e Deise Cabral Comparin que debateram a violência que circunda a mulher em seus mais diversos aspectos, seja exercida ou sofrida por elas ou até o preconceito histórico que ronda o feminino, como afirmou Helena Coelho:

"Essa conversa pode ser iniciada por diversas maneiras, podemos falar sobre o preconceito histórico que existe desde "Eva" na tradição Judaico Cristã ou de "Pandora" na tradição da Grécia Antiga onde ambas afirmam que a curiosidade feminina é a causa de todas as desgraças humanas. Podemos discorrer sobre como as mulheres sofrem violência desde muito cedo, principalmente dentro de casa ou até abordar a temática no ponto de vista de alguns estudiosos que afirmam que a própria palavra Feminino significa menos fé".

Já o Filósofo Josemar Maciel afirmou que o caminho mais seguro para resolver o problema é unificar todas as lutas: "Precisamos parar de super explorar o planeta, acabar com o desmatamento, com a desigualdade social e sobretudo nós precisamos ouvir o feminino que continua gritando. Minha tese é que fazer violência contra a mulher é também violar o planeta".

Luziclaire Sanchez, psicanalista da SPMS ressaltou que apesar do avanço da civilização a violência tem sido cada vez mais banalizada. "Todos os dias vemos na mídia várias situações de violência, com uma frequência tão grande que parece que ficamos anestesiados, não prestamos mais atenção diante de tanta crueldade, a banalização dos direitos individuais acaba tornando-os "aceitáveis" e até mesmo considerados normais".

Segundo a diretora do Departamento de Atendimento à Comunidade e Cultura da SPMS, Maria Fernanda Soares, o evento contou com a participação de mais de 80 inscritos e buscou abordar o tema em diversos aspectos, "tentamos encontrar um caminho para trabalhar este assunto que é tão impactante para nós, que é a violência".

Fernanda ressaltou que o próximo episódio do I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanalise será dia 08 de setembro, com o tema "O destino do desejo feminino".

 

Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação


Publicado 02 de Setembro, 2020