Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, uma campanha destinada ao diagnóstico e tratamento do câncer de Pele. Nos últimos 4 anos, mais de 3060 Sul-Mato Grossenses foram atendidos e 979 procedimentos foram realizados, entre eles: biopsias, crio cirurgias e pequenas cirurgias e os casos mais complexos foram encaminhados para tratamento.
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, a campanha será virtual e tem como objetivo ressaltar os principais sinais que apontam o câncer de pele. Sendo assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul, elaborou um guia de bolso, em formato de vídeo, com as regras do ABCDE do câncer de pele:
A - Assimetria: Caso a pinta seja assimétrica ela poderá ser maligna.
B - Borda: Bordas irregulares, devem ser avaliadas
C - Cor - Dois tons é um importante sinal de alerta
D - Dimensão - pinta superior a 6 mm é um sinal de atencão
E - Evolução - A evolução ou alteração de pintas e manchas devem ser avaliadas
De acordo com a presidente da SBD/MS, Rubenilda dos Santos, a população deve estar atenta também aos cuidados de prevenção. “O câncer de pele pode ser evitado com medidas simples como: uso de blusas com proteção UV, bonés, evitar exposição solar entre 9h e 15h, usar protetor solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água".
Rubenilda ressalta também que o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país e os casos mais graves pode levar a óbito, por isso, em caso de suspeita o paciente deve procurar um dermatologista.
Ariadne Carvalho - Consulta Médica On/ Abaetê Comunicação
Publicado 14 de Dezembro, 2020