67 3211-7290

NOTÍCIAS

Bar Freud acontece de forma online e encerra I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise

Realizado em várias Sociedades Psicanalíticas do mundo, o Bar Freud já se tornou tradicional entre os profissionais da área. Trata-se de um encontro despojado da Psicanálise com outra área do conhecimento, e que tem a finalidade de debater temas relevantes para a sociedade. A reunião, normalmente é realizada em um bar, porém este ano, devido a pandemia, ocorreu virtualmente por meio da plataforma zoom.

Com o tema: "Ah! quem entende essas mulheres...", o Bar Freud também foi o encerramento do I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise: O Feminino na atualidade, que abordou sobre diversos aspectos do feminino durante 7 episódios exibidos virtualmente.

Para estimular o debate foram convidados: o médico psiquiatra, psicanalista/ GPC e SBPSP e poeta, Edival Antonio Lessnau Perrini; e a Pós doutorada em Artes Plástica (ECA/SP), Doutora em teoria literária e literatura comparada (UNESP/Assis) e Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da Associação de Críticos de Arte e Curadora da feira literária de Bonito, Maria Adélia Menegazzo.

Cátia Codorniz, presidente da SPMS, afirma que o I Encontro Sul-Mato-Grossense de Psicanálise atingiu o objetivo de promover a aproximação com as Universidades do Estado e fortalecer um pouco mais a cultura psicanalítica em Mato Grosso do Sul. Ressaltando que: "Se pudermos viver o feminino e o masculino existente em cada um de nós, de maneira integradora, poderemos usufruir criativamente a nossa humanidade, no contato com nós mesmos e com o outro, de forma íntima, reforçando os laços e os vínculos dos encontros. Espero que os participantes tenham, assim como eu, sido tocados pela fertilidade e pelo sonho desse encontro.

 


Publicado 18 de Setembro, 2020